segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Agricultores europeus pedem a Durão que Europa autorize OGM

Uma delegação de agricultores europeus deslocou-se no passado dia 14 a Bruxelas para pedir a Durão Barroso, que os ajude a desbloquear a aprovação de produtos geneticamente modificados (OGM) na Europa, criticando a posição «incongruente» da União Europeia.

Uma delegação de agricultores europeus deslocou-se hoje a Bruxelas para pedir a Durão Barroso, que os ajude a desbloquear a aprovação de produtos geneticamente modificados (OGM) na Europa, criticando a posição «incongruente» da União Europeia.

Um dos «rostos» da delegação era um produtor português, António Tavares, que em declarações à Lusa sublinhou os «aumentos vertiginosos» nos custos de produção de carne - dada a impossibilidade de alimentar os animais com cereais transgénicos, ao contrário do que sucede em muitos outros países do Mundo - , sustentando que tal «poderá levar ao desaparecimento de muitos produtores e, consequentemente, à ruptura de abastecimento de carne na União».

Na carta dirigida a Barroso com a data de São Valentim, os agricultores dizem que é altura de a UE despertar para a realidade da biotecnologia, pois, «numa história de amor global, apenas a Europa está ainda nos flirts».